quinta-feira, 29 de abril de 2010

O POVO UNIDO É FORTE
Antes que eu continue o meu colóquio com o meu “querido diário”, eu, você e todo mundo também, precisa lembrar um pouco mais do significado da palavra União.
No dicionário Aurélio a palavra união recebe vários significados, mas eu me atentei somente para um que é: Reunião de forças, de vontades, etc .
Eu não gosto de comparar pessoas com animais, pois na minha humilde concepção, o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, por tanto, não seria tão agradável comparar a imagem de Deus com um animal. Mas como desta vez não estou me referindo a burros, antas, jumentos ou veados – que na maioria das vezes são usados de formas pejorativas – apego-me ao grande exemplo das formiguinhas. Manjado ein? Mas vamos continuar.
Muito raro encontramos uma formiga trabalhando sozinha, e quando a vemos trabalhando só, saiba que ela não vai usufruir do resultado daquele trabalho sozinha (palavras de quem já observou isso durante sete dias). A união delas é tão forte, que juntas conseguem levantar mais de cem vezes o peso delas. Imagine você com mais dois amigos, carregando um carro! (eu calculei se você, diário, tivesse um peso abaixo do da Juliana Paes, uns 100 Kg).
Isso me faz pensar que as pessoas que se encontram na terra, cada vez mais estão se afastando do coletivo e buscando o individualismo. Outro dia eu estava no ônibus superlotado (redundância), segurando três bolsas, ajudando o próximo, e de repente entrou uma senhora, com um saco enorme pela parte da frente do ônibus. Ninguém se manifestou pra ajudar a tia, coitada, e eu, observando a grande dificuldade que a tia enfrentava para colocar sua bagagem no ônibus, de forma modesta ofereci o meu lugar para uma passageira que estava no meu lado, e pedindo que ela segurasse os pertences que em meu colo se encontravam, fui até a senhora para oferecer-lhes ajuda, e ouvir uma simples frase “eu sei me virar sozinha”.
Então, eu imaginei: se ela teve toda essa dificuldade, e sabe se virar sozinha imagine se não soubesse! Acho que ela entraria no ônibus não com o saco, e sim dentro do saco! Sendo carregada por outra idosa, que sabia se virar sozinha.
O que mais me incomodou, não foi a perda de meu acento do ônibus (que é um privilégio ímpar em Salvador), nem os risos e piadinhas vindo da parte dos demais passageiros e do motorista. O maior incômodo, foi perceber mais uma vez, que estão esquecendo o que chamamos de “amor ao próximo”, mesmo quando se faz ajuda para nós mesmos. Não custava nada a tia me responder de forma amistosa que a bagagem dela estava leve (mesmo mentindo porque havia motores e peças de ferro dentro do saco), e que não seria necessário a minha ajuda.
Baseado na vivência com a senhora no ônibus, eu, “poeta” que sou, criei a seguinte frase: “enquanto os problemas dos outros, forem somente dos outros, não mais precisaremos trabalhar pros outros”. Tente ajudar o próximo! Deixe ser ajudado! Todos nós precisamos de todo mundo na vida. Para que as nossas viagens pelo mundo a fora, não venha nos stressar tornando a nossa vida “um saco”.

Eddy Azuos

3 comentários:

Aline Pato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Pato disse...

Meu irmão tbém já passou por uma situação parecida. Ele estava sentado em uma das cadeiras reservadas para os idosos, mas assim que uma senhora entrou no ônibus ele levantou e disse: "tia, senta aqui", ela olhou para ele e respondeu: "tia?! lá tenho sangue de barata, não quero seu lugar não"... não precisava dessa agressividade, eu acho. Seu recado devia ser colado num outdoor!
Parabéns pelo texto!!!

Unknown disse...

'' enquanto o problema dos outros forem só dos outros não precisaremos trabalhar pros outros''... Amei!! /*-*

by: Taís Silva (cia de teatro kulturart)